GRUPOS DE TRABALHO (GTs)


Finalizado o prazo de envio de propostas para apresentação na modalidade de Comunicação Oral. Os resumos aceitos deverão ter os trabalhos completos enviados até o dia 20 de setembro 2013.

Atenção os trabalhos completos deverão ser enviados UNICAMENTE para o e-mail: eesebpb@gmail.com


LISTA DE GTs

Título do Grupo de Trabalho (GT) 1:
O PROFESSOR DE SOCIOLOGIA E SEU TRABALHO
Coordenador: Prof. Ms. Jameson Ramos Campos - jamesoncampos@gmail.com

Proposta: Discutir questões relacionadas à profissionalização docente e temas relacionados diretamente ao trabalho do professor. Estudos sobre a profissão e o trabalho docente, sobre os espaços sociais onde se produz a profissão, sobre as condições de trabalho e suas implicações sobre o professor como pessoa e como profissional deverão compor os temas dessa sessão de comunicação. Tomamos como referência inicial os trabalhos de Antonio Novoa. O autor propõe uma nova abordagem no debate sobre a formação de professores, centrando atenção no professor como pessoa, na sua profissão e no seu local de trabalho, a escola. Nesta abordagem, considera-se a docência como uma construção social, para a qual concorrem fatores de ordem pessoal (a pessoa do professor) e de ordem social (o seu lugar de vida e de trabalho). Assim, investir na compreensão das experiências de vida social e profissional desse grupo é fundamental para saber quem são, o que pensam e sentem e como agem no cotidiano do trabalho.

Título do Grupo de Trabalho (GT) 2:
ENSINO E APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA A AULA DE SOCIOLOGIA
Coordenadora e Coordenador:
Profª. Ms. Denise Cristina Ferreira / UFCG - denisecristina20_cg@hotmail.com e Prof. José Wilton de Freitas Ramos /UFCG - wilton.fr@hotmail.com

Proposta: A sociologia no ensino médio vem enfrentando inúmeros desafios. As dificuldades para ministrar as aulas de sociologia são as mais variadas tanto no que diz respeito, ao tempo (duração da aula), como também com o material didático. Os conteúdos a serem ministrados no ensino médio tanto regular, como na Educação de Jovens e adultos (EJA), segue um parâmetro que o professor encontra certas dificuldades na hora de planejar suas aulas. Diante disto, é importante considerar as dificuldades e as limitações para o desenvolvimento das aulas do professor. Assim esse grupo de trabalho se propõe a refletir sobre as formas e maneiras que o professores de sociologia tem encontrado para superar os desafios e apresentar uma aula dinâmica e interativa. Por isso, esse GT objetiva reunir e dialogar com experiências e contribuições didáticas dos professores de sociologia do ensino médio para execução da sua aula. A proposta é dividir experiências acerca da maneira como o professor ministra os conteúdos usando os mais variados recursos: filmes, músicas, aulas de campo e entre outros. Isso levando em consideração que os conteúdos ministrados nas aulas não podem ser descontextualizados. Dentre os mais diversos temas a serem debatidos em sala de aula enumeramos alguns como: cultura, política, religião, diferença, violência, democracia entre outros. A questão que nos move é a seguinte: De que maneira ou quais recursos os professores de sociologia, tem usado para debater tais temáticas? Uma vez que, esse ensino contribua para o aprendizado, compreensão, interação e consciência critica do aluno acerca da sua condição na sociedade.

Título do Grupo de Trabalho (GT) 3:
ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Coornadora: Ms. Jéssica Lôbo Sobreira/ UFPB - jessicasobreira@live.com

Proposta: O GT Ensino de Sociologia no Ensino Médio contemplará pesquisas/trabalhos desenvolvidos na área de ensino de sociologia/ciências sociais e sociologia da educação. A inserção da sociologia na grade curricular do Ensino Médio coloca novos desafios para a formação do cientista social brasileiro, uma vez que amplia sua inserção profissional e lança luz para a formação docente desta área nas universidades do país. Projetos pedagógicos, experiências didáticas, utilização de diferentes recursos para o ensino de sociologia, ao mesmo tempo em que demonstram um potencial criativo com relação ao ensino, trazem à luz problemas inerentes à conversão das ciências sociais para o contexto escolar. Neste eixo temático pretendemos sistematizar e debater o conjunto de iniciativas e experiências de ensino de sociologia, em especial, aquelas que privilegiam em suas pesquisas, a problematização dos seguintes temas: prática e metodologia do ensino de sociologia/ciências sociais, a trajetória de inserção da disciplina na educação básica; a relação escola e sociedade; incluindo aquelas relativas ao PIBID e Monitoria, e outros programas de iniciação à docência das universidades, assim como as pesquisas que vem se desenvolvendo nessa área.


Título do Grupo de Trabalho (GT) 4:
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Coordenador e Coordenadora:  Prof. Dr. Amurabi Oliveira/UFAL - amurabi_cs@hotmail.com e Dra. Vilma Lima/UFCG - vilma.slb@hotmail.com


Proposta: Historicamente a formação de professores junto aos cursos de ciências sociais tem sido pensada como algo menor, geralmente posto como um polo em oposição ao bacharelado, contudo, o processo de reinserção da sociologia no ensino médio a partir de 2008 com a lei nº 11.684/08 tem impactado diretamente sobre esta realidade, levando os cursos a repensarem seus modelos formativos, bem como as demandas que devem ser atendidas neste momento e o próprio lugar da licenciatura junto às ciências sociais, o que tem se refletido através de um incremento significativo na produção acadêmica nessa área, tanto aquela desenvolvida em nível de graduação, quanto de pós-graduação. Propomo-nos neste GT discutir os diversos modelos formativos, bem como as experiências que emergem destes, em especial aquelas oriundas dos estágios supervisionados e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, e os desafios postos às licenciaturas em ciências sociais ante ao ensino de sociologia na educação básica. Damos uma especial atenção para as novas experiências que têm surgido no âmbito da formação inicial, considerando os múltiplos agentes envolvidos nesse processo, professores em formação, professores universitários, professores que já se encontram em sala de aula lecionando e alunos que encontram-se em contato com os estagiários etc.