O EVENTO

APRESENTAÇÃO 


A realização do evento tem o objetivo de estimular o debate e a construção de propostas entre os/as profissionais e instituições que atuam no campo do ensino da Sociologia na Educação Básica. A lei 11.584/08 que torna obrigatória da disciplina Sociologia como componente curricular do Ensino Médio em todo o território nacional representou uma grande conquista para os/as profissionais de Ciências Sociais, em termos de abertura de mercado de trabalho e de legitimidade frente a outras disciplinas. Entretanto, colocou- nos a tarefa de buscar alianças e parcerias para enfrentar dilemas e desafios postos, sobretudo, no que diz respeito às questões curriculares, incluindo as Orientações Curriculares para o Estado da Paraíba (OCE – PB); questões em torno da formação do professor e da professora de Sociologia para o Ensino Médio; questões em torno do livro didático e, outras concernentes ao próprio mercado de trabalho. Daí o eixo central do Evento: A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DILEMAS E PERSPECTIVAS. Este evento busca se constituir, assim, num espaço coletivo e sistemático de debates e de busca de alternativas sobre o ensino e a formação do professor e da professora de Sociologia. Tal desafio extrapola as Universidades, abrange a Secretaria de Estado da Educação; as organizações profissionais e estudantis, terminando por atingir a sociedade através de suas organizações sociais: civis e políticas.

OBJETIVOS


·         Debater os desafios e construir propostas sobre a formação do professor/professora de Sociologia nas universidades, incluindo questões sobre organização curricular e a ampliação da inserção profissional no mercado de trabalho;
·         Contribuir para a construção de proposta sobre a qualificação do ensino da Sociologia na Educação Básica; incluindo a organização curricular da Sociologia no Ensino Médio e a formação continuada de professores/professoras;
·         Contribuir para ampliar o debate sobre o livro didático e outros materiais;
·         Promover a troca de experiências pedagógicas e o intercâmbio entre os/as pesquisadores/pesquisadoras e pessoas interessadas no tema do ensino da Sociologia.
  


EIXOS TEMÁTICOS

·         A formação do/da professor/professora do Ensino Médio: inicial e continuada;
·         O currículo de Sociologia no Ensino Médio;
·         O livro didático de Sociologia;
·         Ensino e experiências pedagógicas;
·         Organização social e ampliação da inserção no mercado de trabalho.


DINÂMICA DO EVENTO

Ø  Mesas redondas e oficinas pedagógicas;
Ø  Apresentações orais nos Grupos de Trabalhos (GTs) centrados nos eixos temáticos do evento;
Ø   Grupos de Discussões (GD) com o objetivo de analisar e propor alternativas: para as problemáticas da formação profissional e de melhoria das condições de ensino. Também discutir as perspectivas de ampliação do mercado de trabalho e construir propostas para as Orientações Curriculares de Sociologia para o Ensino Médio da Paraíba;
Ø  Apresentação de pôster.