APRESENTAÇÃO
A realização do evento tem o objetivo de estimular o
debate e a construção de propostas entre os/as profissionais e instituições que
atuam no campo do ensino da Sociologia na Educação Básica. A lei 11.584/08 que
torna obrigatória da disciplina Sociologia como componente curricular do Ensino
Médio em todo o território nacional representou uma grande conquista para os/as
profissionais de Ciências Sociais, em termos de abertura de mercado de trabalho
e de legitimidade frente a outras disciplinas. Entretanto, colocou- nos a
tarefa de buscar alianças e parcerias para enfrentar dilemas e desafios postos,
sobretudo, no que diz respeito às questões curriculares, incluindo as
Orientações Curriculares para o Estado da Paraíba (OCE – PB); questões em torno
da formação do professor e da professora de Sociologia para o Ensino Médio;
questões em torno do livro didático e, outras concernentes ao próprio mercado
de trabalho. Daí o eixo central do Evento: A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DILEMAS
E PERSPECTIVAS.
Este evento busca se constituir, assim,
num espaço coletivo e sistemático de debates e de busca de alternativas sobre o
ensino e a formação do professor e da professora de Sociologia. Tal desafio
extrapola as Universidades, abrange a Secretaria de Estado da Educação; as
organizações profissionais e estudantis, terminando por atingir a sociedade
através de suas organizações sociais: civis e políticas.
OBJETIVOS
·
Debater os
desafios e construir propostas sobre a formação do professor/professora de
Sociologia nas universidades, incluindo questões sobre organização curricular e
a ampliação da inserção profissional no mercado de trabalho;
·
Contribuir para a
construção de proposta sobre
a qualificação do ensino da Sociologia na
Educação Básica; incluindo a organização curricular da Sociologia no Ensino
Médio e a formação continuada de professores/professoras;
·
Contribuir para
ampliar o debate sobre o livro didático e outros materiais;
·
Promover a troca
de experiências pedagógicas e o intercâmbio entre os/as
pesquisadores/pesquisadoras e pessoas interessadas no tema do ensino da
Sociologia.
EIXOS TEMÁTICOS
·
A
formação do/da professor/professora do Ensino Médio: inicial e continuada;
·
O
currículo de Sociologia no Ensino Médio;
·
O
livro didático de Sociologia;
·
Ensino
e experiências pedagógicas;
·
Organização
social e ampliação da inserção no mercado de trabalho.
DINÂMICA DO EVENTO
Ø Mesas redondas e oficinas pedagógicas;
Ø Apresentações orais nos Grupos de
Trabalhos (GTs) centrados nos eixos temáticos do evento;
Ø Grupos de Discussões (GD) com o objetivo de
analisar e propor alternativas: para as problemáticas da formação profissional
e de melhoria das condições de ensino. Também discutir as perspectivas de
ampliação do mercado de trabalho e construir propostas para as Orientações
Curriculares de Sociologia para o Ensino Médio da Paraíba;
Ø Apresentação de pôster.